O espanhol Rafael Nadal precisou de pouco mais de 2 horas para superar o francês Jo-Wilfried Tsonga na rodada deste domingo do Aberto dos Estados Unidos. Número 2 do mundo, Nadal só teve dificuldade no primeiro set, mas despachou o adversário com 3 sets a 0, parciais de 7/6 (7-3), 6/2 e 6/1. O resultado colocada o espanhol nas oitavas-de-final, quando enfrenta o compatriota David Ferrer, que hoje passou pelo argentino David Nalbandian em um duelo acirrado.
Se Nadal definiu sua situação com relativa rapidez, Ferrer precisou de quase 4 horas para superar Nalbandian por 3 sets a 2, parciais de 6/3, 3/6, 4/6, 7/6 (7-5) e 7/5. O quarto set sozinho demorou mais de 1 hora. Esta foi a oitava vez que os dois tenistas se enfrentaram, a sexta com vitória do espanhol. Este ano, eles já tinham feito dois confrontos diretos. Nalbandian levou a melhor no Masters de Montreal, enquanto Ferrer venceu nas quartas-de-final de Barcelona.
Para superar o adversário neste domingo, Ferrer conseguiu sete quebras no serviço de Nalbandian, que teve o mesmo número de quebras sobre o espanhol. Mas Ferrer teve mais equilíbrio em quadra, falhando menos que o oponente (39 erros não forçados contra 73).
Já Nadal, depois de um pouco mais de dificuldade no primeiro set, dominou completamente o confronto. Sem ceder nenhum saque para o francês, o segundo favorito do torneio conseguiu quatro quebras nas seis oportunidades que teve.
Outro que passou às oitavas-de-final foi o argentino Juan Ignacio Chela. Cabeça-de-chave número 20, ele surpreendeu o croata Ivan Ljubicic (12º favorito) em outro jogo de cinco sets. Em confronto com 12 quebras de saque (sete a seu favor), Chela venceu com parciais de 6/4, 6/7 (5-7), 2/6, 6/3 e 6/3. Na próxima rodada, ele enfrenta o vencedor do duelo entre o norte-americano Robby Ginepri e o suíço Stanislas Wawrinka.
< !-- hotwords -- >< !--/hotwords -- >