O gesto deixou o próprio Nadal incomodado e foi motivo de pequena discussão entre eles após o cumprimento. Mais tarde, ainda insatisfeito, Nadal revelou o que disse ao tcheco. “Eu falei que ele é uma pessoa má pelo que fez no final. Mas não quero mais entrar nesta discussão”, contou o número dois do mundo.
Nadal se mostrou chateado com a reação do rival justamente pelo fato de já ter enfrentado torcidas mais hostis. “Para mim os fãs foram ótimos. Quando joguei na República Tcheca pela Copa Davis foi bem pior. É ótimo que os torcedores apóiem os jogadores, faz bem para o tênis e não reclamo quando isto acontece”, disparou.
Berdych, que ainda voltou a provocar a torcida em sua saída da quadra, confirmou as palavras do espanhol. “Ele me disse que eu tinha agido mal. Eu sabia que a torcida o apoiaria, mas isso aqui não é Copa Davis. Eles têm que entender que outros podem ganhar o torneio”.
Apesar dos problemas, Nadal foi humilde o suficiente para elogiar o carrasco. “Ele mostrou por que está perto de entrar para o top 10. Ele jogou muito bem e mereceu”, completou o número dois do mundo, que defendia o título do torneio. Berdych passou às semifinal e agora enfrenta neste sábado o chileno Fernando González.