Na atualização do ranking de entradas da ATP, o espanhol Rafael Nadal manteve a primeira posição intacta e lidera tranquilamente, com 10.745 pontos, com larga vantagem sobre o vice, Novak Djokovic. Com 6.905, Nole continua com 110 pontos de diferença sobre Roger Federer, que amarga a terceira colocação.
Vice-campeão do ATP de Los Angeles, o britânico Andy Murray manteve o jejum de títulos na temporada, mas conseguiu ao menos 150 pontos, que abriram uma margem maior para o principal adversário na lista, o sueco Robin Soderling. Completando o Top 10, aparecem Nikolay Davydenko, Juan Martin Del Potro (ainda lesionado), Tomas Berdych, Andy Roddick e Fernando Verdasco.
Vencedor em Gstaad, Nicolas Almagro subiu dois degraus e agora ocupa a 16ª posição, chegando cada vez mais próximo da sua melhor marca, 11º. Após o título em Umag, Juan Carlos Ferrero subiu uma posição e ocupa o 21º lugar, encostando em Sam Querrey. O americano, depois de comemorar o bi em Los Angeles, manteve a 20ª posição e está a apenas 75 pontos do compatriota John Isner.
Uma semana após conseguir a 21ª posição no ranking, a melhor da carreira, Thomaz Bellucci caiu seis colocações depois de ser eliminado na primeira rodada do ATP 250 de Gstaad. O paulista de Tietê perdeu os pontos do título conquistado no saibro suíço no ano passado e agora ocupa o 27º lugar, distante do Top 20. Ainda entre os 30 melhores, o brasileiro tem vaga garantida nos torneios de quadra rápida, que começam em Toronto, no início de agosto.
Segundo melhor brasileiro no ranking, o paulista Ricardo Mello subiu uma posição e agora é o número 88 do mundo, e seguramente terminará a temporada no Top 100. Enquanto Mello sobe, Marcos Daniel despenca e perde 26 posições, aparecendo na 152ª colocação. Antes número dois do país, Daniel agora é o quinto melhor brasileiro, atrás de João Souza (139º) e Thiago Alves (145º).