Favorito para conquistar Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal confirmou neste domingo o tricampeonato da competição. Inquestionável sobre piso lento, o Rei do Saibro superou na decisão o suíço Roger Federer por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6, 6/3 e 6/4 depois de 3h10 de partida.
Após perder apenas um set no torneio deste ano – justamente para Federer –, Nadal se igualou ao brasileiro Gustavo Kuerten como o único tenista após o sueco Bjorn Borg a levantar o troféu do Aberto da França em três oportunidades.
Apesar do domínio na competição e de vencer todos os adversários anteriores por 3 sets a 0, o caminho de Nadal não foi muito fácil. Na primeira rodada, ele encarou o argentino Juan Martín del Potro e levou a melhor sobre o sul-americano com parciais de 7/5, 6/3 e 6/2. Na segunda rodada, o adversário foi o italiano Flavio Cipolla, despachado com parciais de 6/2, 6/1 e 6/4. Em seguida, a vítima foi o espanhol Albert Montañes, batido com 6/1, 6/3 e 6/2.
O primeiro cabeça-de-chave no caminho do Rei do Saibro foi o australiano Lleyton Hewitt, 14º favorito, nas oitavas-de-final. Apesar de atuar contra um ex-número um do mundo, Nadal levou a melhor sem muita dificuldade, com 6/3, 6/1 e 7/6 (7-5). Nas quartas, ele superou o amigo e compatriota Carlos Moyá, 23º pré-classificado e campeão em
Na semifinal, o espanhol entrou em quadra para medir forças pela primeira vez com um dos dez melhores da competição. Foi a revelação sérvia Novak Djokovic, sexto da lista, mas que acabou vencido por 7/5, 6/4 e 6/2.
Federer e Nadal repetiram a decisão de 2006 de Roland Garros. Na ocasião, o espanhol faturou o bicampeonato ao superar o melhor do mundo também por 3 sets a 1, mas com parciais de 1/6, 6/1, 6/4 e 7/6 (7-4).
Como era de se esperar, a partida foi marcada pelo equilíbrio desde os primeiros games do duelo. No primeiro set, no entanto, Nadal se aproveitou o péssimo aproveitamento de Federer na hora de converter break points e conseguiu fechar a parcial em 6/3. Depois de confirmar seu segundo game de saque (o terceiro do confronto) o suíço acabou desperdiçando as três oportunidades que teve na disputa seguinte e acabou permitindo que o espanhol mantivesse o seu serviço e voltasse a empatar a partida em 2/2.
O mesmo aconteceu nos dois games seguintes. O líder do ranking conservou o seu saque e teve mais quatro break points quando Nadal servia. Depois de ver o adversário falhar nas quatro oportunidades, o espanhol manteve a igualdade. Tirando vantagem do momento de baixa confiança de Federer, Nadal chegou ao primeiro ponto de quebra na partida e não desperdiçou, superando o serviço do adversário e conseguindo ter a vantagem do placar pela primeira vez no dia.
O suíço voltou a ter mais três chances para bater o saque de Nadal. Não aproveitou nenhuma delas e ainda teve seu serviço batido pela segunda vez na partida no nono game, vendo o espanhol vencer a primeira queda da partida.
Enquanto o suíço desperdiçou os dez pontos de quebra que teve na parcial (sendo que quatro delas foram no sexto game, o Rei do Saibro aproveitou as duas oportunidades que teve (nos sexto e nono games) e pôs fim ao set após 51 minutos de disputa.
Na segunda parcial, Federer manteve o baixo rendimento na conversão de quebras. Ainda assim, salvou o único break que ofereceu ao adversário e fechou a queda em 6/4. Foi o primeiro set perdido por Nadal
Os dois finalistas confirmaram seus três primeiros games de saque. Federer conseguiu evitar que o espanhol conseguisse superar seu serviço no quarto game e manteve a parcial empatada.
A igualdade persistiu até o sétimo game. O suíço desperdiçou a primeira, mas converteu a segunda chance de bater o saque do espanhol e abriu 4/3. Em seguida, Nadal esboçou reação e teve dois break points, mas não conseguiu aproveitar.
No nono game, foi a vez de Federer ter três pontos do set durante o serviço do adversário. O espanhol salvou as três, mas não conseguiu evitar que o melhor do mundo segundo a ATP fechasse a disputa após 51 minutos em 6/4.
O terceiro set, porém, foi completamente dominado por Nadal. O espanhol não deu chances para Federer e quebrou o serviço do suíço logo no segundo game.
Depois de abrir 3/0 no placar, o espanhol teve a chance de voltar a superar o saque do adversário novamente no oitavo game e fechar a queda. Contudo, Federer salvou o set point contra e ganhou sobrevida na parcial. Nadal, porém, confirmou seu saque e abriu
Precisando de apenas um set para sacramentar o título, o Rei do Saibro chegou a ver seu serviço ameaçado no segundo game, quando Federer teve uma chance de quebra. O espanhol reverteu a situação, superou o serviço do suíço logo em seguida e conseguiu ampliar a vantagem para 3/1.
Com dois games de diferença e uma quebra a mais, Nadal apenas administrou seus serviços até o final da partida. Com um erro de Federer no ponto decisivo, o espanhol fechou a disputa em 6/4 depois de 44 minutos e comemorou a vitória histórica.