O espanhol Rafael Nadal se classificou para a semifinal do Aberto dos Estados Unidos na tarde deste sábado e repetiu a campanha de 2008, sua melhor no torneio. A partida contra o chileno Fernando González começou na quinta-feira, mas terminou apenas no final de semana em função da chuva que atingiu a cidade de Nova York.
Cabeça de chave número 11 do evento, González cometeu 59 erros não forçados, 46 a mais que o adversário, e não aproveitou suas duas chances de quebra. Já Nadal converteu 55 dos 65 pontos depois de encaixar o saque inicial e rompeu o serviço do chileno em três das 10 chances que teve.
O espanhol, terceiro favorito ao título, entrou quadra concentrado no recomeço do jogo e consolidou a vitória no tie-break do segundo set. Embalado, Nadal ainda fechou o confronto com um pneu. Em um total de duas horas e 37 minutos, o europeu venceu com parciais de 7/6 (7-4), 7/6 (7-2) e 6/0.
Desta forma, Nadal aumenta ainda mais sua superioridade diante do adversário. Em 10 jogos, o ex-número 1 do mundo contabiliza sete vitórias. Ele ganhou os últimos seis duelos com González. O chileno triunfou pela última vez nas quartas de final do Aberto da Austrália de 2007.
Em busca do único título Grand Slam que ainda falta em sua carreira, Nadal enfrenta na semifinal o argentino Juan Martin Del Potro, cabeça de chave número 6. O ex-número 1 ganhou quatro dos seis jogos contra o argentino, mas perdeu os últimos dois: nas quartas de final do Masters 1000 de Miami e do Canadá.
Do outro lado da chave, o suíço Roger Federer, líder do ranking mundial e vencedor das últimas quatro edições do Aberto dos Estados Unidos, é o favorito diante do sérvio Novak Djokovic, quarto pré-classificado, vice-campeão na temporada de 2007 e semifinalista no ano passado.