O espanhol Rafael Nadal precisou de 1h39min para conquistar sua 80ª vitória consecutiva em quadras de saibro. Nesta sexta-feira, o vice-líder do ranking de entradas e melhor tenista da temporada da ATP garantiu sua passagem para as semifinais do Masters Series de Hamburgo com uma vitória por duplo 6/4 contra o chileno Fernando Gonzalez, número cinco do mundo.
Sem derrotas no piso de terra batida desde o torneio de Valência de 2005, quando foi batido pelo russo Igor Andreev, o espanhol já havia levado a melhor sobre o melhor tenista sul-americano da atualidade na final do Masters Series de Roma, ainda neste mês. Com as duas vitórias em menos de 15 dias, Nadal ainda empatou o retrospecto em confrontos contra González, agora com três resultados positivos para cada lado.
Na partida desta sexta pelas quartas de Hamburgo, Rafael Nadal precisou de apenas uma quebra de serviço na primeira parcial para fazer 2/0, ditando o ritmo e fazendo 6/4. O set foi marcado pela cautela e por um certo comodismo dos dois tenistas, que não conseguiram aces e não cometeram duplas faltas.
Na segunda queda, porém, Gonzalez tentou arriscar-se mais em seu saque, mas se expôs e sofreu duas quebras. Até conseguiu conquistar uma outra logo no começo da parcial, quando precisou reagir para empatar em 2/2, mas a determinação do chileno não foi o suficiente para evitar que Nadal repetisse o placar e fechasse o jogo.
O espanhol ainda demonstrou muita precisão em seu saque, acertando nada menos do que 82% de seu primeiro serviço – contra 59% do chileno. Na defesa, ainda conquistou 18 pontos em saques de Gonzalez, sendo nove no primeiro serviço e outros nove no segundo. Classificado, o espanhol tenta agora a vaga na final contra o vencedor do duelo entre Lleyton Hewitt e Nicolas Almagro, que se enfrentaram duas vezes, ambas com vitórias do ex-número um do mundo.
Caso vença suas duas próximas partidas, Rafael Nadal será o primeiro tenista da história a faturar os três Masters Series do saibro na mesma temporada, já que conquistou o tricampeonato