Rafael Nadal admitiu nesta quinta-feira que temeu por um vexame na “Batalha das Superfícies”, disputada no dia anterior, contra o número um do mundo, Roger Federer. No entanto, o espanhol acabou levando a melhor sobre seu rival, venceu a disputa na quadra metade saibro, metade grama, e diz que está ansioso para um novo desafio.
“Foi uma grande experiência, embora, antes da partida, pensei que iria acontecer um desastre, pois seria muito difícil me adaptar à quadra. No final não foi tão ruim, pois conseguimos jogar bem no fundo da quadra, apesar de ter havido mais erros do que de costume. Tanto eu quanto Federer gostaríamos de repetir esta experiência, mesmo sendo isto muito irreal. Podemos, pelo menos, jogar de forma relaxada e sem a pressão habitual”, reconheceu Nadal.
Na partida desta quarta-feira, que não valeu pontos para as estatísticas da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), Nadal levou a vantagem jogando no saibro, sua superfície favorita, enquanto Federer teve um pouco de dificuldades no primeiro set para se adaptar. No final, embora o suíço tenha vencido a segunda parcial, a vitória ficou por conta do espanhol, que triunfou após uma apertada disputa no tie-break.
Federer confessa ter tido dificuldades para adaptar seu estilo de jogo às diferentes superfícies, mas fez um balanço positivo do jogo. “Foi um grande desafio para mim. Tive problemas para decidir como jogar em cada lado da quadra. Senti que estava me movendo bem na grama, mas foi difícil me adaptar ao saibro, embora eu tenha conseguido me acostumar ao longo da partida. Mas gostei da experiência, embora eu tivesse que ficar trocando de tênis o tempo todo”, disse o suíço.
Dado o sucesso do desafio, a cidade de Palma de Mallorca decidiu abrigar a “Batalha das Superfícies” nesta mesma data dos próximos dois anos.