Três meses depois, o brasileiro Ricardo Mello conseguiu chegar às quartas-de-final de uma competição. Depois de ter a sua partida adiada por conta das chuvas, o terceiro tenista do país no ranking de entradas da ATP entrou em quadra nesta quinta e confirmou a vaga para a próxima fase do Challenger de Lugano com tranqüilidade ao superar o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo.
Atualmente na colocação de número 160 da lista, o paulista não tomou conhecimento do adversário, 96º do mundo, segunda cabeça-de-chave da competição e responsável pela eliminação do brasileiro Flávio Saretta na primeira fase. Mello vingou o compatriota e conseguiu a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.
Foi a segunda partida entre os dois tenistas. No único duelo travado até então, nas semifinais do Challenger de Zagreb em 2004, Hidalgo havia passado pelo brasileiro por
Antes da vitória sobre o espanhol, a única vez
A última vitória antes de Lugano havia sido logo em seguida, contra o canadense Frank Dancevic, defendendo o Brasil na repescagem da Copa Davis. Em partida emocionante, o campineiro havia conseguido o triunfo por 3 sets a 2, com 3/6, 6/7 (9-7), 6/3, 6/3 e 11/9.
Agora, Mello aguarda pela definição de seu adversário no challenger suíço. Será o vencedor do duelo entre o francês Oliver Patience e o russo Andrey Golubev, que se encaram ainda nesta quinta.