Se no ranking de entradas Rafael Nadal não consegue se aproximar da liderança de Roger Federer, na Corrida dos Campeões o espanhol ampliou ainda mais a vantagem que tinha sobre o suíço. Depois de faturar o tricampeonato de Roland Garros neste domingo, o Rei do Saibro disparou na ponta da lista dos melhores tenistas da temporada, enquanto o número um do mundo se manteve em segundo.
A coroa do Aberto da França deu a Nadal mais 200 pontos na Corrida. Com eles, o tenista de 21 anos chegou aos 735 e aumentou em
Outro tenista que manteve a posição na lista depois do Grand Slam parisiense foi o sérvio Novak Djokovic. Semifinalista batido por Nadal, ele continua como o terceiro do ano, agora com 467. Já o tenista eliminado por Federer nas semis, o russo Nikolay Davydenko, conseguiu dar um salto de cinco colocações. Agora, Davydenko assumiu a quarta colocação, com 295 pontos.
Com a subida do russo, três tenistas caíram um degrau cada. Desta forma, o chileno Fernnando González (melhor sul-americano da relação) caiu para quinto com 267 pontos, enquanto o norte-americano Andy Roddick passou para a sexta colocação, com 234, e o croata Ivan Ljubicic foi para sétimo, com 229 pontos.
Logo atrás de Ljubicic aparece agora Tommy Robredo. Com uma melhora de cinco colocações, o espanhol possui 226 pontos, seguido de perto por outro tenista que subiu cinco degraus. Em boa fase, o argentino Guillermo Cañas é agora o nono melhor da temporada, com 223. O russo Mikhail Youzhny, com 214 pontos, completa os dez melhores.
Zebra de Roland Garros, o russo Igor Andreev sofreu uma grande mudança na lista. Depois de chegar às quartas-de-final do Aberto da França, ele subiu 17 colocações e assumiu o 26º posto, com 111 pontos.
Brasileiros – O Brasil tem cinco representantes com pontos conquistados na temporada, dos quais apenas um apresentou evolução no ranking divulgado nesta segunda-feira. Apesar de ter sido eliminado logo na primeira rodada da chave principal de Roland Garros, a simples passagem pelo qualifying já garantiu ao gaúcho Marcos Daniel uma ascensão de 26 colocações.
Com a exceção de Daniel, todos os outros quatro brasileiros presentes na Corrida tiveram quedas de colocações. Sete degraus abaixo de seu último ranking, Flávio Saretta é o melhor tenista do Brasil no ano, exatamente na 100ª colocação da tabela.
Confira os dez primeiros:
1. Rafael Nadal (ESP) – 735 pontos
2. Roger Federer (SUI) – 601
3. Novak Djokovic (SER) – 467
4. Nikolay Davydenko (RUS) – 295
5. Fernando González (CHI) – 267
6. Andy Roddick (EUA) – 234
7. Ivan Ljubicic (CRO) – 229
8. Tommy Robredo (ESP) – 226
9. Guillermo Cañas (ARG) – 223
10. Mikhail Youzhny (RUS) – 219
100. Flavio Saretta (BRA) – 21
139. Ricardo Mello (BRA) – 9
163. Marcos Daniel (BRA) – 5
163. Gustavo Kuerten (BRA) – 5
183. Thiago Alves (BRA) – 3