Andy Murray possui apenas 21 anos, mas já está no hall dos grandes tenistas do Reino Unido de toda a história. Agora, é praticamente garantido ele subirá para o terceiro lugar no ranking mundial da ATP, que será divulgado no dia 11 de maio, superando Novak Djokovic, que cairá para quarto colocado. Com isso, ele se tornará o primeiro britânico a assumir esta posição.
Para conseguir o feito, Murray se beneficiou da derrota de Djokovic no Masters 1000 de Roma, já que o sérvio defendia o título, mas acabou perdendo para Rafael Nadal em 2009. Em sua carreira, o escocês nunca venceu um Grand Slam e entre os seus torneios mais importantes conquistados estão três Masters Series, de Cincinnati, Madri e Miami. Mesmo sem tantas conquistas impressionantes, Roger Federer, número dois do mundo, acredita que a promoção de Murray é justa.
“Andy (Murray) merece muito. Ele nunca venceu os torneios mais importantes, mas sempre foi muito constante nos Masters Series e acredito que, quando ele subir para a terceira colocação do ranking, todo mundo aceitará que essa mudança é merecida”, revelou o suíço à rede BBC.
Ao ser perguntado sobre a mudança de posições, Djokovic não ficou triste em cair para a quarta posição da ATP.
“Eu estou defendendo muitos pontos, então não é estranho que isso aconteça. Ele realmente está jogando muito bem, mas eu vou conseguir de volta. As posições são muito volúveis”, revelou o sérvio. Além de Murray, Tim Henman e Greg Rusedski foram os outros tenistas britânicos a alcançar o quarto lugar do ranking da ATP, desde que ele foi introduzido no ano de 1973.