Este foi o quarto duelo direto entre eles e a situação agora é de empate com duas vitórias para cada. O resultado desta tarde coloca Murray na semifinal da competição norte-americana, que já perdeu seu principal favorito: o suíço Roger Federer.
Na disputa por uma vaga na final, o tenista de 19 anos, que ocupa a 14ª posição no ranking mundial, enfrenta o vencedor do duelo entre o alemão Tommy Haas e o chileno Fernando González.
Este ano, Murray já venceu o Torneio de San Jose, foi finalista em Doha e chegou às semifinais em Memphis. Em Indian Wells sua estréia foi na temporada passada, quando caiu logo na segunda rodada eliminado pelo próprio Davydenko.
No confronto de hoje, Murray conseguiu duas quebras em cima do russo, ambas no primeiro set. Com cinco aces a seu favor, o escocês fez prevalecer seus momentos de domínio em quadra, apesar de o russo não desistir da luta até o final. Davydenko conseguiu salvar cinco break points, mas não evitou a derrota.
Em outro jogo já encerrado das quartas-de-final, o sérvio Novak Djokovic eliminou o francês Julien Benneteau por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1. Na semifinal, ele encara o vencedor do duelo entre os espanhóis Carlos Moyá e David Ferrer.
As outras duas semifinais também já estão definidas. Na disputa por uma vaga na final, o croata Ivan Ljubicic enfrenta o norte-americano Andy Roddick, enquanto o argentino Juan Ignacio Chela mede suas forças com o espanhol Rafael Nadal.