A exibição com brilho realizada frente a Nadia Petrova faltou a Justine Henin na manhã desta quarta-feira (horário de Brasília). Mesmo assim, a belga fez o suficiente para superar a cazaque Sesil Karatantcheva, número 132 do mundo, por 6/4 e 6/3, chegando às quartas de final do Torneio de Brisbane e ficando próxima de enfrentar Ana Ivanovic.
Na última segunda, Henin havia interrompido uma sequência de 19 meses sem atuar de forma “bastante impressionante”, conforme definiu sua compatriota, Kim Clijsters, que também encerrou aposentadoria recentemente.
O bom rendimento da campeã de sete Grand Slams viera especialmente no serviço, com seis aces, 90% dos pontos ganhos quando encaixou o primeiro saque e 65% quando precisou do segundo. Nesta quarta, essas estatísticas caíram respectivamente para um, 63% e 52%. Resultado: a belga, que havia sido quebrada apenas uma vez por Petrova, 20ª colocada do ranking feminino, levou três breaks de Karatantcheva.
Irregularidade à parte, Henin venceu em 1h17 e mostrou de novo que, apesar da falta de ritmo, já consegue encarar algumas das melhores do mundo. Nas semifinais em Brisbane, ela pode ter um teste de fogo pela frente contra Ivanovic.
O confronto entre antigas líderes da WTA acontecerá se ambas confirmarem o favoritismo na próxima rodada. A sérvia joga já às 22h30 desta quarta contra a russa Anastasia Pavlyuchenkova, número 40 do planeta e algoz da italiana Roberta Vinci por 1/6, 6/4 e 6/1; a belga, apenas na sexta com a húngara Melinda Czink, 37.
Confira todos os resultados da chave feminina em Brisbane:
(4) Daniela Hantuchova (ESL) v. Agnes Szavay (HUN), 6/3 6/1
Lucie Safarova (TCH) v. (6) Aleksandra Wozniak (CAN), 6/3 6/1
(WC) Justine Henin (BEL) v. (Q) Sesil Karatantcheva (KAZ): 6/4 e 6/3
Anastasia Pavlyuchenkova (RUS) v. Roberta Vinci (ITA), 1/6 6/4 6/1