Nalbandian chegou a estar em desvantagem de 2/5 e 40 iguais no terceiro set antes de confirmar o saque e marcar mais quatro games seguidos. Após o sufoco, garantiu presença nas oitavas-de-final, para enfrentar o britânico Tim Henman. Ele lidera o confronto direto por 4 a 1, mas não encara o próximo rival desde 2003.
A vitória foi fundamental para as pretensões de Nalbandian de ir ao Masters de Xangai. Atual campeão do evento, aparece em oitavo na Corrida dos Campeões, posição-limite para garantir classificação, com apenas 11 pontos a mais que o nono, o cipriota Marcos Baghdatis. Se não for ao torneio, não defenderá os pontos e despenca na lista final de 2006.
Além disso, evitou queda ainda maior no moral após série de resultados ruins no segundo semestre. Ele não vence dois jogos seguidos desde a semifinal em Roland Garros, em junho. De lá para cá, o melhor que obteve foram as quartas-de-final em Viena, na semana passada. Na ocasião, parou em Fernando González.
Em outro jogo longo no encerramento da rodada desta terça-feira, em Madri, o russo Marat Safin confirmou a ascensão ao derrotar o argentino Jose Acasuso por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-5), 6/7 (4-7) e 6/3. O duelo foi prévia do que pode acontecer em dezembro, na final da Copa Davis, em Moscou, envolvendo os dois países.
Safin conseguiu sua primeira vitória na competição e se classificou para enfrentar Baghdatis, cabeça-de-chave número nove. O russo ocupa atualmente a 49ª colocação no ranking da ATP e vem em escalada após sair do top 100. Na semana passada, foi vice-campeão em Moscou, que lhe rendeu avanço de 16 posições na lista.
< !-- /hotwords -- >