Únicos brasileiros presentes no Aberto da Austrália, os mineiros Marcelo Melo e André Sá conheceram nesta segunda-feira seus primeiros adversários no torneio de duplas do Aberto da Austrália. Cabeças-de-chave número 13, os representantes nacionais estrearão no primeiro Grand Slam do ano contra o argentino Lucas Arnold Ker e o espanhol Feliciano López, também presente na disputa de simples do evento.
Especialistas na disputa de duplas, Melo e Sá terão pela frente dois jogadores que sequer aparecem entre os top 200 do ranking de entradas da ATP em duplas. López é o mais bem colocado, aparecendo no posto de número 205, enquanto Ker é apenas o 527º. O portenho, no entanto, chegou a ostentar a 21ª posição da lista em 2004.
Se passarem pelos adversários latinos, os brasileiros pegarão o vencedor do duelo entre os argentinos José Acasuso e Sergio Roitman e a parceria germânica entre o austríaco Werner Eschauer e o alemão Florian Mayer.
Os primeiros grandes rivais da dupla mineira em Melbourne deverão ser os tchecos Martin Damm e Pavel Vizner, que estrearão contra os australianos Jordan Kerr e Todd Perry. O duelo dos brasileiros com os quartos cabeças-de-chave poderá acontecer nas oitavas-de-final, enquanto nas quartas os possíveis adversários deverão ser o australiano Paul Hanley e o indiano Laender Paes.
Se conseguirem repetir o desempenho apresentado em Wimbledon-2007 e chegarem às semifinais do Grand Slam, os brasileiros deverão encontrar com a dupla do canadense Daniel Nestor e Nenad Zemonijc, segunda favorita e oficializada nesta temporada (Nestor jogava com o bahamense Mark Knowles, enquanto Zemonijc era o parceiro do francês Fabrice Santoro), ou até mesmo os franceses Michael Llodra e Arnaud Clement, seus algozes no Grand Slam londrino e que aparecem como sétimos pré-classificados em Melbourne.
Melo e Sá deram sorte no sorteio das chaves do Aberto da Austrália e escaparam dos franco-favoritos ao título da competição, os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, que iniciarão a defesa ao título diante dos argentinos Maximo González e Juan Monaco. Os pré-classificados número três, o sueco Simon Aspelin e o austríaco Julian Knowle, também aparecem na chave do clã Bryan, bem como Mark Knowles e o indiano Mahesh Bhupathi.