Os médicos que cuidam do tenista Rafael Nadal afirmaram à imprensa espanhola que a lesão crônica nos joelhos do número um do mundo está curada. Apesar da cautela característica dos médicos, o clima é de otimismo para Nadal, que está em Toronto para iniciar a temporada em quadra rápida.
Depois do título em Wimbledon, Nadal se submeteu à aplicação de plasma, enriquecido com fatores de crescimento, para recuperar os tendões do desgaste dos últimos torneios. A medida parece ter surtido efeito.
“A evolução foi muito boa. O diagnóstico de tendinopatia crônica, por conta das tendinites sofridas por ele, não é mais crônico”, afirmou um dos médicos que acompanha o tratamento do tenista na clínica La Esperanza, em Vitória. “Na medicina é impossível afirmar que algo esteja curado para sempre, mas a previsão é de que ele (Nadal) não precise mais voltar a se tratar”, destacou.
Após aproveitar o período de férias para descansar e se cuidar, Nadal voltará ao circuito nesta semana, quando jogará o Masters 1000 de Toronto. Franco favorito nos torneios que antecedem o US Open, a maratona de jogos nas quadras rápidas americanas serão um verdadeiro teste para o tenista, já que o piso sintético é a superfície mais agressiva às articulações.
“Sinto-me bem. Tenho grande confiança em meu tênis, agora penso mais no tênis do que no meu corpo. Estou em perfeitas condições”, afirmou Nadal. Agora, o principal objetivo do tenista é vencer o Aberto dos Estados Unidos, único Grand Slam que falta para o currículo do canhoto.