Seis anos e onze partidas depois, finalmente a francesa Amelie Mauresmo acabou com um tabu que já incomodava a atual número um do mundo. Nesta sexta-feira, Mauresmo derrotou a norte-americana Lindsay Davenport pelas quartas-de-final do Torneio de Pequim por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3), fato que não ocorria desde a final do Torneio de Sydney em 2000.
Neste período, foram 11 vitórias consecutivas de Davenport no confronto, entre elas duas por W.O. Se somados todos as partidas entre as tenistas, Mauresmo diminuiu a desvantagem para 14 a 4.
Pelas semifinais do torneio chinês, Mauresmo terá outro confronto duro, desta vez contra a sérvia Jelena Jankovic, sexta cabeça-de-chave da competição e semifinalista no Aberto dos Estados Unidos. Nesta sexta, Jankovic passou pela russa Nadia Petrova, terceira favorita, em três sets: 6/4, 4/6 6/2.
Na outra semifinal, a russa Svetlana Kuznetsova, segunda cabeça-de-chave, enfrentará a chinesa Shuai Peng, que surpreendeu a japonesa Ai Sugiyama nas quartas-de-final: 7/6(7-3), 3/6 e 6/2. Kuznetsova, por sua vez, chegou à semi após passar pela chinesa Na Li por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 6/4.