O gaúcho Marcos Daniel coroou sua boa fase com a classificação para a chave principal do Aberto do Brasil. Nesta segunda-feira, o ex-top 80 e hoje 160º do ranking mundial arrasou seu terceiro rival no qualifying, o argentino Diego Junqueira, e fechou o avanço por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0.
O gaúcho de Passo Fundo se mostrou animado ao final da partida. "Um jogador cresce na competição. Consegui mantê-lo sempre no fundo da quadra e todos meus golpes entraram. Joguei de forma impecável", avaliou o jogador.
Desta forma, Daniel se tornou o quinto brasileiro no torneio, juntando-se a Gustavo Kuerten, Thiago Alves, Flávio Saretta e Rogério Dutra Silva. O país tinha chance de pôr outro representante, mas Daniel Dutra Silva, irmão de Rogerinho, foi derrotado na última rodada do quali pelo argentino Diego Hartfiel, por 6/4 e 6/2.
Daniel confirma a volta da boa forma em 2007, depois de passar por problemas físicos no final de 2006 e cogitar a possibilidade de abandonar as quadras. Ele voltou com força, conseguiu semifinal no Challenger de La Serena e quartas em Santiago, garantindo bom avanço no ranking.
Ele deve conhecer seu primeiro adversário em sorteio ainda nesta segunda-feira, mas já sabe que terá pedreira pela frente. As posições dos qualifiers indicam confrontos contra o cabeça dois Agustín Calleri, com o espanhol Albert Montañes, com o argentino Guillermo Cañas ou com o peruano Luis Horna.