Depois de cinco anos sem disputar a Tennis Cup de Campos do Jordão, Marcos Daniel não resistiu à primeira partida e caiu contra o sul-africano Izak van der Meer. Cabeça-de-chave número três na quadra rápida de Campos do Jordão, Daniel perdeu por 2 a 0 para van der Meer, conhecido pelo estilo agressivo.
Durante a partida, o brasileiro não soube devolver o saque forte e preciso do sul-africano, que apostou nas jogadas à rede. Pressionado, o brasileiro perdeu a primeira parcial. No segundo set, a história se repetia, até que Daniel teve uma chance de virar o jogo. Quando van der Meer tinha 5/4, o brasileiro conseguiu a quebra e sacaria para se manter vivo na partida, mas não conseguiu confirmar o saque e se despediu da Tennis Cup.
Marcos Daniel vem enfrentando uma fase difícil no circuito. Sem conseguir defender os pontos da semifinal de Gstaad, caiu 26 posições e é apenas o número 152 do mundo, sua colocação mais baixa desde 2007. Antes segundo melhor tenista brasileiro, Daniel é o número cinco do país na lista da ATP e tem chances de se recuperar no ranking ainda neste semestre, já que tem somente 10 pontos a defender.