Menu
Gastronomia

Marcelo Melo admite que não disputou a Copa Davis por causa da investigação sobre doping

Arquivo Geral

24/09/2007 0h00

O anúncio de que estava suspenso por doping de torneios profissionais não surpreendeu o tenista mineiro Marcelo Melo. Especialista em duplas, Melo foi pego pelo uso de isometepteno detectado em exame realizado no torneio de Londres, no qual disputou o qualifying da chave de simples.

O brasileiro foi notificado pela Federação Internacional de Tênis de que estava sob investigação, mas recebeu a notícia do laudo apenas na sexta-feira. Melo explicou ter ingerido a substância involuntariamente ao tomar um analgésico na véspera de sua partida na capital inglesa, mas reconheceu que a investigação e o temor por uma punição acabou afastando seu nome dos torneios.

“Jamais tomei algum tipo de suplemento, ou qualquer outra substância que fosse me favorecer ou que fosse infringir as regras do fair play do esporte”, disse o tenista mineiro, que revelou ter sido este o motivo que o obrigou a pedir afastamento da equipe brasileira que disputou a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis.

“A coisa que eu mais queria era participar, mas ainda estava aguardando uma resolução final da ITF e pensei primeiro na equipe. Não queria que eles viessem, de repente, a perder algum ponto”, justificou-se Melo, que faria sua primeira participação na Davis.

Vale lembrar que a equipe acabou derrotada por 4 a 1 pela Áustria em Innsbruck e acabou adiando seu retorno à elite da competição. Na ocasião, o parceiro de Marcelo Melo nas duplas, o também mineiro André Sá, atuou ao lado de Gustavo Kuerten. Os dois foram derrotados por Julian Knowle e Jurgen Melzer, na partida que decretou a eliminação do Brasil.

A ITF já adiantou que Melo irá perder os pontos e os prêmios conquistados no período de investigação, mas que Sá não será punido. O principal desempenho em questão é o da dupla no Aberto dos EUA, quando chegaram às quartas-de-final. Antes disso, foram semifinalistas em Wimbledon e campeões no torneio de Estoril.

Foi a primeira vez que Melo foi pego em um exame antidoping, apesar de já ter sido submetido ao exame em torneios como Viña del Mar e nos Grand Slams de EUA e Inglaterra. O tenista já anunciou que volta a competir assim que a punição terminar, em 9 de novembro, mas que ainda não tem calendário definido.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado