Foi a sexta vez que os dois se encontraram em quadra, e a quarta vitória de Ljubicic. Em jogos sobre piso de cimento, como o de Xangai, o placar é de 3 x 1 para o croata, que divide a segunda colocação do grupo com Andy Roddick. Os dois têm uma vitória e uma derrota, ambas por 2 sets a 1, o que coloca uma soma de três sets vencidos e três perdidos para os dois.
Na partida desta terça-feira, o argentino David Nalbandian começou melhor, muito em parte por conta da falta de ritmo de Ljubicic. O croata, que penou até a metade do segundo set, era obrigado a usar toda a força no saque para manter o equilíbrio da partida. Ao longo da partida, foram 30 aces do croata, contra sete de Nalbandian.
Apesar do esforço, o argentino – atual número sete do mundo – venceu a primeira parcial por 7/5. Sem um bom jogo no fundo da quadra, Ljubicic permitiu que o adversário abrisse vantagem no segundo set e administrasse até o 5/4. Foi então que o argentino vacilou e permitiu que o croata, número quatro do ranking de entradas, virasse a partida no tie break.
Bem que Nalbandian ensaiou uma reação na parcial decisiva, mas não conseguiu evitar que o embalado Ljubicic ditasse o ritmo. Ainda forçando o saque, conseguiu uma quebra que mostrou-se decisiva mais à frente, quando fechou o jogo por 7/5, após 2h47min de duelo, e manteve as chances de permanecer vivo na competição.
Na quarta-feira, os dois tenistas folgam, em dia de movimentação do Grupo Dourado, que faz sua segunda rodada. Já na quinta, é a vez do Vermelho encerrar a participação, com Nalbandian enfrentando Andy Roddick e com Ljubicic medindo forças com o já praticamente classificado Roger Federer. Para o argentino avançar, depende de uma vitória elástica sobre Roddick e torce por feito semelhante de Federer sobre o croata.
< !-- /hotwords -- >