Campeã do Aberto dos Estados Unidos em 2004, a russa Svetlana Kuznetsova (foto) teve uma estréia tranqüila nesta terça-feira. A cabeça-de-chave quatro da competição encarou a tcheca Klara Zakopalova e venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3, em 1h04 de partida.
Kuznetsova teve um bom desempenho em todos os fundamentos: registrou 70% de aproveitamento no primeiro serviço, marcou quatro aces contra nenhum da rival, obteve 65% dos pontos disputados a partir do seu primeiro saque e conquistou 49% dos pontos na recepção.
Além disso, a russa foi quase perfeita nas oportunidades de quebra – converteu quatro das cinco chances que teve (80%), enquanto Zakopalova teve as mesmas cinco chances e converteu apenas uma (20%).
Na próxima fase, Kuznetsova terá pela frente outra tenista que passou fácil pela primeira rodada. A francesa Camille Pin enfrentou a ucraniana Tatiana Perebiynis e venceu por parciais de 6/1 e 6/2.
Outra favorita que avançou em sets diretos foi a polonesa Agniezska Radwanska, cabeça-de-chave 30, que atropelou a japonesa Akiko Morigami por 6/2 e 6/1. A rival na segunda rodada será a francesa Virginie Razzano, algoz da compatriota Emilie Loit (6/1 e 6/2).
Já a indiana Sania Mirza, cabeça-de-chave 26, teve mais trabalho e precisou de três sets para eliminar a estoniana Kaia Kanepi, parciais de 6/2, 6/7 (7-5) e 6/1. Na próxima fase, Mirza pega a norte-americana Laura Granville, que bateu a francesa Olívia Sanchez por duplo 6/2.
A primeira cabeça-de-chave a dar adeus à competição nesta terça-feira foi a italiana Tathiana Garbin, 23ª pré-classificada, que caiu diante da eslovaca Dominika Cibulkova, parciais de 6/3 e 6/4.
A adversária de Cibulkova na segunda rodada será a bielo-russa Victoria Azarenka, que não teve trabalho para massacrar a suíça Emmanuelle Gagliardi por duplo 6/1.
< !-- /hotwords -- >