Primeira colocada do ranking de entradas da WTA, a belga Justine Henin garantiu nesta sexta-feira a classificação às semifinais do Torneio de Varsóvia ao derrotar sem dificuldades a italiana Mara Santangelo, número 31 da lista, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/1.
Com bom aproveitamento em seu saque, Henin cedeu apenas cinco pontos para a italiana enquanto servia no primeiro set. Na segunda parcial o domínio da número um se manteve e, depois de três quebras, fechou a partida após 1h05 de disputa.
Sua rival na próxima fase será a sérvia Jelena Jankovic, sétima do mundo e que contou com a desistência da russa Anna Chakvetadze, 11ª, para avançar na competição.
As duas tenistas travaram um primeiro set equilibrado, decidido apenas no tie-break. Melhor para Jankovic, que surpreendeu a adversária de 19 anos e fechou o game extra em 7-1. Na parcial seguinte, no entanto, Chakvetadze sentiu fortes dores no ombro direito e foi forçada a abandonar no quinto game. A sérvia vencia o set por 3/1.
Será o quarto confronto entre Henin e Jankovic. A belga leva ampla vantagem nas disputas com a adversária, já que venceu os três duelos já travados até então. O último deles foi nas semifinais do Torneio do Catar, quando a número um derrotou a sérvia por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (5-7), 6/2 e 6/4 e deu continuidade à campanha vitoriosa do Oriente Médio.