Depois de um difícil começo, a belga Justine Henin deu show nesta quarta-feira e obteve a sua segunda vitória no Aberto dos Estados Unidos. Principal favorita ao título do último Grand Slam da temporada, ela superou a qualifier búlgara Tsvetana Pironkova por 2 sets a 0, com 6/4 e 6/0, e garantiu vaga na terceira rodada da competição.
Apesar da distância entre as duas tenistas no ranking de entradas da WTA, Henin suou para fechar a primeira queda contra a 130ª da lista. As duas tenistas confirmaram seus saques até o oitavo game. No nono, contudo, a belga bateu o serviço da rival e abriu 5/4, confirmando o resultado por 6/4 na seqüência, com 44 minutos de atuação.
Embalada, Henin massacrou Pironkova no segundo set. Ela venceu todos os games da parcial e, em apenas 27 minutos, fez jus ao título de número um do mundo aplicando um pneu (6/0) na búlgara.
Na terceira rodada, Henin duelará com outra tenista oriunda do qualifying. Sua adversária será a russa Ekaterina Makarova, número 156 do mundo, mas que se classificou com um triunfo sobre uma das 32 favoritas do torneio. Também nesta quarta, ela eliminou a japonesa Ai Sugyiama, 28ª pré-classificada, por 2 sets a 1, com 6/4, 4/6 e 6/2.