O retrospecto entre as duas tenistas, porém, já indicava que Henin não teria muitas dificuldades contra Kuznetsova. Antes deste sábado, as duas haviam se enfrentado 14 vezes, sendo que em apenas uma a russa havia levado a melhor. Curiosamente, foi na edição de 2004 do torneio de Doha.
Foi o segundo título conquistado pela belga em três torneios disputados desde que ela retornou ao circuito, após se divorciar no final do ano passado. Em 2007, ela chegou às semifinais do torneio de Paris e conquistou o título em Dubai, batendo a francesa Amélie Mauresmo na decisão.
Curiosamente, a belga jamais perdeu uma partida sequer na competição do Catar, nas quatro vezes em que esteve na disputa. Acabou ficando com os títulos em 2003, 2004 e 2006, antes de conquistar o título este ano e aumentar sua série de vitórias na competição para 16.
Apesar do bom aproveitamento, Justine Henin deve permanecer como vice-líder do ranking, já que apenas defendeu os pontos conquistados no ano passado. Para piorar, a russa Maria Sharapova, atual líder, não tinha pontos a defender nesta semana e mantém os mesmos 3824, contra 3516 da perseguidora mais próxima.
Kuznetsova, por sua vez, vem fazendo uma temporada de resultado apenas medianos. Atual número cinco do mundo, ela chegou às oitavas-de-final no Aberto da Austrália, às quartas no torneio de Paris e às semifinais em Dubai, onde foi derrotada novamente por Justine Henin.
< !-- /hotwords -- >