O jovem britânico Andy Murray voltou a aparecer com destaque no circuito profissional. Nesta terça-feira, o tenista de 19 anos aprontou para cima do favorito Ivan Ljubicic e interrompeu seqüência de cinco vitórias consecutivas do croata ao vencer partida equilibrada pela segunda rodada do Masters Series de Madri.
Atual número 19 do ranking, ele eliminou o cabeça-de-chave número três ao marcar 2 x 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/4. Com o triunfo, garantiu vaga nas oitavas-de-final para enfrentar o sérvio Novak Djokovic, cabeça 15 e outro bom nome da nova geração. Ele venceu o francês Richard Gasquet por 7/6 (7-2), 1/6 e 6/1.
Murray prova novamente ter deixado a condição de revelação e se tornado realidade no circuito. Mais do que bater o número três agora em Madri, já havia provocado espanto ao superar Roger Federer na segunda rodada do Masters Series de Cincinnati, na única derrota do número um do mundo neste segundo semestre.
A ascensão de Murray é visível principalmente após iniciar trabalhos com Brad Gilbert, há poucos meses. O norte-americano é um dos mais conceituados treinadores do tênis mundial e tem em seu currículo passagens vencedoras com Andre Agassi e Andy Roddick, ambos ex-líderes do ranking.
Na atual temporada, o britânico tem como melhor resultado o título no Torneio de San Jose, seu primeiro na carreira. Ele também foi vice em Washington e chegou à semifinal no Masters Series de Toronto e às quartas em Cincinnati. No entanto, vinha de duas campanhas ruins em Bangcoc e Tóquio, onde parou ainda nas estréias.
Já Ljubicic vê quebrada a série de vitórias em torneios em quadras cobertas. Na semana anterior, havia conquistado o bicampeonato em Viena de forma incontestável, sem ceder quebras de saque em todo o torneio. Ele perde chance de somar pontos na Corrida dos Campeões e vê ameaçada a terceira colocação na lista.
Atualmente com 478 pontos, tem como maior concorrente o norte-americano Andy Roddick, quarto com 448, mas que já avançou às oitavas e soma, pelo menos, mais 15 pontos. Apesar do tropeço, os dois são grandes candidatos a estarem no Masters de Xangai por estarem bem à frente dos demais concorrentes.