Menu
Gastronomia

Johansson faz 17 aces e derrota Nadal na Suécia

Arquivo Geral

11/10/2006 0h00

O espanhol Rafael Nadal entrou no Torneio de Estocolmo, na Suécia, disposto a voltar aos títulos, mas de forma prematura, deixou a competição nesta quarta-feira com outro mal resultado no piso rápido. O tropeço veio diante do local Joachim Johansson, que apesar de ser apenas o 690º do ranking, já ocupou o nono posto.

No jogo de encerramento da rodada, Johansson mostrou do que é capaz com seu saque, encaixou 17 aces e venceu o número dois do mundo em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-4), em 1h51. Classificado para as quartas-de-final, enfrenta o belga Krystof Vliegen, responsável pela eliminação do canadense Frank Dancevic por 3/6, 6/3 e 6/4.

Nadal repete seu pior desempenho em 2006 (caiu na segunda rodada no Masters Series de Miami, também no piso sintético) e mostra queda sensível de produção no segundo semestre. Desde que chegou ao surpreendente vice-campeonato em Wimbledon, conseguiu oitavas em Toronto e quartas em Cincinnati e no Aberto dos EUA.

A campanha é bem mais fraca se comparada ao primeiro semestre, época dos torneios em quadras de saibro. Nesta parte da temporada, o tenista de 20 anos conquistou cinco títulos, com destaque para os de Roland Garros e os de Monte Carlo e Roma, e não deu chances inclusive ao número um Roger Federer, derrotado quatro vezes em quatro oportunidades.

Apesar do tropeço, Nadal teoricamente não tem com o que se preocupar. Com 825 pontos na Corrida dos Campeões, tem quase o dobro de pontos do terceiro colocado na lista e já está classificado para a disputa do Masters de Xangai. Por outro lado, perde chance de se preparar melhor para a defesa do título em Madri, a partir da próxima semana.

Johansson, por sua vez, mostra que a posição no ranking é mero detalhe. O tenista deve voltar aos poucos a ter destaque por já estar recuperado da cirurgia no ombro, que o tirou das quadras no segundo semestre de 2005, pouco depois de alcançar a nona e melhor colocação da carreira. No retorno, em fevereiro deste ano, teve recaída e precisou voltar à fisioterapia.

A segunda tentativa veio em julho, novamente sem sucesso. Zerado em pontos no ranking, Johansson preferiu disputar torneios futures a tentar a sorte em competições mais fortes e foi campeão em um e semifinalista em outro na Suécia. Agora em Estocolmo, entrou como convidado na chave, e provou estar em forma após uma de suas maiores vitórias da carreira.

A outra vez que Johansson apareceu com destaque foi no Aberto dos EUA de 2004, quando derrotou Andy Roddick nas quartas-de-final, em jogo de cinco sets, e parou na semi diante de Lleyton Hewitt.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado