A batalha épica por uma vaga na segunda fase de Wimbledon foi encerrada quatro dias além do previsto. Única representação brasileira na chave principal do Grand Slam inglês, disputado na capital Londres, Marcelo Melo e André Sá garantiram presença na rodada seguinte e, de quebra, conquistaram dois recordes importantes.
Os brasileiros tiveram que derrotar Paul Hanley e Kevin Ullyett com uma vitória no quinto set mais longo da história do torneio em número de games, com a incrível parcial de 28/26. Ao todo, Melo e Sá precisaram disputar 102 games, número também considerado recorde pela organização da competição inglesa, para avançarem.
Após a vitória, a dupla nacional comentou sobre o feito inédito. “Fisicamente não estamos tão mal, mas mentalmente estamos completamente exaustos”, declarou André Sá. “É difícil disputar uma partida durante cinco dias, todas as vezes enfrentar o quinto set e nós precisávamos continuar sacando para continuar no jogo.”
A partida durou 5h58 minutos e foi encerrada com um ace de Melo. Na platéia, Gustavo Kuerten acompanhou o confronto histórico. “Guga estava presente e nos ajudou bastante, aquecendo junto nos últimos quatro dias”, afirmou Sá.
O recorde de maior número de games disputados em uma partida de duplas, pelo torneio de Wimbledon, era mantido desde 1966. Eugene Scott e Niki Pilic despacharam Cliff Richey e Torben Ulrich com parciais de 19/21, 12/10, 6/4, 4/6 e 9/7. O quinto set mais longo, por outro lado, foi vencido por Heinz Guenthardt e Balazs Taroczy diante de Paul Annacone e Christo van Rensburg: 24/22. O duelo foi realizado em 1985.
Melo e Sá também conquistaram elogios de grandes nomes do tênis mundial pelo fato histórico. Andy Roddick, Arnaud Clement e Michael Lodra foram os principais. “Partidas como essa que constituem um Grand Slam. Sempre há a possibilidade de algo maluco como isso acontecer,” exaltou Roddick.