No torneio Moorilla Hobart, na Austrália, a primeira fase prosseguiu nesta segunda-feira com as dez partidas restantes do final de semana. O destaque fica por conta da australiana de origem croata Jelena Dokic, ex-top 10, que venceu sem dificuldades a britânica Elena Baltacha e avançou para a segunda fase.
Dokic, de 26 anos, já foi a quarta melhor colocada no ranking da WTA em 2002, e com tranquilidade aplicou um 6/4 e um 6/2 sobre Elena Baltacha, nascida na Ucrânia mas naturalizada inglesa e que é a tenista de número 87 na contagem mundial.
Agora, a australiana ela deve enfrentar Shahar Peer, tenista israelense de número 30 no ranking e segunda cabeça de chave da competição, que passou por Olívia Rogowska também por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2. Em um jogo de russas, Alla Kudryavtseva aplicou um duplo pneu em Ekaterina Makarova, e enfrenta a principal favorita para o título, a espanhola Anabel Medina Garrigues, que venceu Iveta Benesova por 2 a 0 (7/5 e 6/3).
A quinta melhor ranqueada do torneio, Carla Suarez Navarro, venceu a cazaque Yaroslva Shvedova facilmente, por 6/1 e 6/2, e enfrenta a tenista local Alicia Molik, que passou com dificuldades pela indiana Sania Mirza, por 2 sets a 1 (6/4, 2/6 e 6/3).
Mais difícil ainda foi o confronto da chinesa Jie Zheng, número 35 da WTA, contra a estoniana Kaia Kanepi. A sétima cabeça de chave venceu, mas precisou de um tie-break no set final com 4/6, 6/3 e 7/6(7-4) e enfrenta na próxima fase a compatriota Shuai Peng, que passou pela romena Sorana Cirstea com fáceis 6/1 e 6/4.
A argentina Gisela Dulko, que jogou no Brasil contra a musa russa Maria Sharapova em dezembro, venceu a húngara Melinda Czink por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2). Agora, ela enfrenta a austríaca Tamira Paszek, que derrotou a italiana Roberta Vinci por 2 a 0 (6/4 e 6/3).