Presente nas duas últimas finais de Roland Garros, a russa Dinara Safina caiu logo na primeira rodada na manhã desta terça-feira. A veterana Japonesa Kimiko Date Krumm, 39 anos, eliminou a cabeça de chave número 9 ao vencer por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/4 e 7/5.
Safina teve apenas 56% de aproveitamento no primeiro serviço. Ela acertou dois aces e cometeu 17 duplas faltas, além de 38 erros não forçados. A japonesa errou 63 vezes, mas conseguiu 37 winners, 25 a mais que a adversária, e aproveitou seis das 16 chances para quebrar a russa.
Na próxima rodada Date Krumm enfrenta a australiana Jarmila Groth, que bateu Yung-Jan Chan, de Taipei, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3. No único confronto entre as duas tenistas, disputado nas quartas de final de Clearwater-2009, a representante da Oceania levou a melhor.
Safina participou das finais das edições de 2008 e 2009 de Roland Garros, mas caiu nas duas vezes, primeiro contra a sérvia Ana Ivanovic e depois diante da russa Svetlana Kuznetsova. A russa de 24 anos, que também perdeu a decisão do Aberto da Austrália-2009, ainda não tem títulos de Grand Slam.
Ex-líder do ranking mundial, Safina vive uma fase delicada na carreira. Nesta terça-feira, a russa completou a quarta derrota consecutiva, já que caiu na segunda rodada do Torneio de Stuttgart e na sequência foi eliminada logo na estreia em Roma e Madri.
Em função de uma séria lesão nas costas que a afeta desde a temporada passada, Safina chegou a ficar aproximadamente três meses afastada das quadras. Em 2010, a russa precisou adiar seu começo de temporada e ainda não conseguiu voltar a jogar em alto nível.