A sérvia Jelena Jankovic precisou virar para cima da promissora dinamarquesa Caroline Wozniacki para continuar com chances de faturar seu primeiro título de um Grand Slam. Na manhã deste domingo em Nova York, a atual número dois do mundo eliminou a rival por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/1, e garantiu a vaga nas quartas-de-final do Aberto dos Estados Unidos.
Além de pelo menos repetir a campanha de 2007 US Open, Jankovic tem outro motivo para comemorar o suado triunfo sobre a dinamarquesa de 18 anos e já 18ª do ranking de entradas da WTA.
A sérvia, cabeça-de-chave número dois, segue grandes chances de retomar o posto de número um do mundo da compatriota Ana Ivanovic. Para isso, contudo, ainda precisa ‘secar’ a norte-americana Serena Williams e as russas Elena Dementieva e Dinara Safina, ainda vivas na competição.
Enquanto isso, Jankovic pôde festejar sua segunda vitória sobre Wozniacki na carreira. As duas tenistas haviam se cruzado recentemente em julho, em Wimbledon, e a sérvia também passaram com dificuldades pela dinamarquesa (na ocasião pela terceira rodada e com parciais de 2/6. 6/4 e 6/2), no primeiro encontro no circuito profissional.
Agora, a tenista de Belgrado e aspirante ao posto de melhor do mundo se prepara para encarar a austríaca Sybille Bammer, cabeça-de-chave 29 nos Estados Unidos e que também neste domingo eliminou a francesa Marion Bartoli, 12ª favorita, por 2 a 1: 7/6 (7-4), 0/6 e 6/4.
Bammer, 30ª colocada no ranking da WTA, é velha freguesa de Jankovic. As duas já se encontraram nove vezes até então, e a sérvia venceu oito (inclusive as últimas sete realizadas). O único resultado positivo da austríaca aconteceu no Torneio de Indian Wells-2006, por 7/5 e 6/4.
Curiosamente, o último duelo entre as duas aconteceu no Aberto dos EUA do ano passado, mas na fase de oitavas-de-final. A vitória de Jankovic foi conquistada por 2 sets a 1, com as parciais de 6/4, 4/6 e 6/1.