Depois de Ana Ivanovic, a Sérvia garantiu mais uma de suas representantes nas semifinais de Roland Garros. Quarta cabeça-de-chave, Jelena Jankovic conquistou uma vaga entre as quatro melhores do Grand Slam francês com uma vitória nesta terça-feira por 6/3 e 7/5 sobre a tcheca Nicole Vaidisova, sexta cabeça-de-chave da competição.
É a segunda vez que Jankovic alcança as semifinais de um dos quatro principais torneios da temporada, onde já havia estado no Aberto dos EUA do ano passado. Em compensação, a sérvia havia caído em duas de suas três estréias
Contra Vaidisova, porém, o retrospecto de Jankovic segue negativo. A partida desta terça-feira foi o sétimo confronto entre as duas tenistas e a terceira vitória da sérvia, que não derrotava a rival desde o torneio de Linz da última temporada. Desde então, as duas se encontraram apenas uma vez, com vitória de Vaidisova no torneio de Sydney deste ano.
O primeiro set da partida desta terça-feira foi bastante parelho, dando mostras do que iria acontecer em quadra durante os próximos 85 minutos. Com apenas uma quebra de saque convertida a seu favor, Jankovic contou com o grande número de erros não-forçados cometidos por Vaidisova – 23, contra seus 11 – para fechar o set com um saque em 6/3.
O equilíbrio se manteve no segundo set, quando as duas tenistas precisaram de 12 games para definir a vencedora do confronto. Mais uma vez, a tenista tcheca cometeu muitos erros não-forçados – desta vez 19, dez a mais que a rival –, o que acabou decidindo a vaga nas semifinais a favor de Jankovic, que conseguiu seis winners e fechou o set em 7/5.