Em jogo pra lá de enrolado, a francesa Amélie Mauresmo garantiu presença na decisão do torneio de Dubai com uma vitória sobre a sérvia Jelena Jankovic. O placar era de 6/2 para Mauresmo, quando Jankovic abandonou o jogo sofrendo dores decorrentes de uma torção no tornozelo esquerdo.
Se a partida foi encerrada prematuramente após a parcial, o tempo sobrou para uma série de problemas durante o confronto. O primeiro, e talvez mais bizarro, aconteceu quando um gato furou o esquema de segurança e passeou pela quadra.
Contida a ‘invasão’, a árbitra grega Eva Asderakis acabou tendo problemas com o placar no sétimo game, quando o resultado era de 4/2 para Mauresmo. A ex-número um do mundo precisou apelar para outro árbitro, o inglês Alan Mills, para corrigir a parcial a seu favor, trocando o 30-30 para 40-15 em uma bola fora de Jankovic dada como dentro.
No game seguinte, Jankovic acabou torcendo o tornozelo e precisou de atendimento médico. Mesmo sem condições, ela continuou na partida, sendo derrotada com uma quebra de seu serviço no game final.
“Eu estava nervosa a ponto de tremer. Foi um choque para mim”, revelou a sérvia após a partida. “Meu técnico (Veselin Jankovic, seu pai) colocou algumas ataduras, mas doía tanto que eu não conseguia sacar, ou sequer colocar meu pé no chão”, completou, em tom de resignação.
Mauresmo, por sua vez, mostrou pouco se importar com o drama da colega ou com as confusões em quadra. “Creio que controlei bem a partida, fazendo ela se mover bastante e não permitindo que ela entrasse em uma linha de ataque, onde ela fizesse o que planejou. Fiquei muito satisfeita com isso”, resumiu.
Foi a quinta vitória de Mauresmo em seis confrontos contra Jankovic. Na decisão, ela enfrentará a principal favorita e atual campeã, a belga Justine Henin, que passou pela russa Svetlana Kuznetsova. Terceira pré-classificada, Kuznetsova acabou derrotada de virada por 1/6, 6/4 e 6/0.
Depois dos títulos de 2003, 2004 e 2006, a belga tenta seu quarto título em Dubai. Se o retrospecto contra Kuznetsova é de incríveis 13 vitórias em 14 jogos, Henin não conta com histórico tão favorável contra Amélie Mauresmo. Curiosamente, as duas fizeram 12 confrontos, com seis vitórias para cada lado.