O norte-americano James Blake duelou por mais de três horas com o francês Fabrice Santoro, mas levou a melhor na segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos, em Nova York. Com o apoio da torcida, Blake garantiu o placar de 3 sets a 2, parciais de 6/4, 3/6, 6/2, 3/6 e 6/4, em 3h41. O desgaste do jogo foi tão grande que Santoro teve problemas físicos durante a partida.
Apesar de cometer mais erros não forçados que seu adversário (71 a 21), o norte-americano conseguiu aproveitar melhor as oportunidades de quebra. Em 21 chances, Blake converteu nove, com 43% de aproveitamento. Santoro teve 17 oportunidades e aproveitou sete.
Sexto cabeça-de-chave, Blake terá pela frente o austríaco Stefan Koubek, que obteve sua classificação em cima do também francês Michael Llodra. Esta foi a terceira vitória do norte-americano sobre Santoro. Antes, eles haviam se enfrentado no Masters de Cincinnati de 2006 e em Miami, em 2002.
Atual número seis do mundo, Blake venceu dois torneios nesta temporada. Foi campeão em Sydney e em New Haven. Além disso, também chegou às finais de Cincinnati, Los Angeles e Delray Beach.