Menu
Gastronomia

Ivanovic bate Jankovic e garante final e liderança do ranking

Arquivo Geral

05/06/2008 0h00

Um confronto cheio de altos e baixos definiu a nova líder do ranking feminino de tênis e a segunda finalista de Roland Garros. E ela é a sérvia Ana Ivanovic, que disputou a ponta da lista em embate direto com a compatriota Jelena Jankovic. Após 2h14 de bola em quadra, a cabeça-de-chave número dois confirmou o favoritismo por 2 sets a 1, com equilibradas parciais de 6/4, 3/6 e 6/4.


Enfrentando Jankovic pela sétima vez no circuito profissional, Ivanovic aumentou sua supremacia ao alcançar a sexta vitória, que pode ser considerada a maior de sua carreira. Isso acontece porque a musa se beneficia da queda precoce de Maria Sharapova, que foi derrotada nas oitavas-de-final por Dinara Safina, e tira da russa a posição de número um do mundo.


Na decisão do segundo Grand Slam do ano, Ivanovic terá pela frente justamente a irmã de Marat Safin, que mais cedo havia derrotado outra russa, Svetlana Kuznetsova. O embate que consagrará a campeã será realizado no próximo sábado e até agora contempla leve vantagem para a sérvia, que venceu dois dos três jogos já realizados – a seu favor Safina tem o fato de ter vencido o único jogo no saibro.


Na lista da WTA que será divulgada na próxima segunda-feira, a atual número dois do mundo aparecerá no topo com no mínimo os 3.922 pontos que hoje ostenta, já que foi derrotada na final de Roland Garros do ano passado pela aposentada belga Justine Henin. O mesmo ocorre com Jankovic, que permanece com 3.755 na terceira posição – ela assumiria o topo se tivesse batido a compatriota. Sharapova, por sua vez, perderá 300 de seus atuais 4.116 pontos, caindo para a vice-liderança.


O jogo – Em início muito ruim, Ivanovic não demorou a ver a rival abrir 2/0 no placar. Na seqüência, ainda desperdiçou três chances de quebra para dar o troco, mas não baixou a guarda. Assim, Jankovic não conseguiu se livrar da crescente pressão e cedeu a igualdade em quebras no quinto game. Após obter um duplo break point quatro games depois, a número dois do mundo aproveitou a primeira chance para abrir a vantagem que seria decisiva.


Em bom momento, Ivanovic já abriu a segunda parcial quebrando o saque da compatriota e aproveitou para abrir vantagem quando resistiu a dois break points no game seguinte. Sendo derrotada por 2/0, Jankovic repetiu o desempenho da adversária no set anterior e foi buscar a igualdade, finalmente atingida no sexto game. Embalada, a terceira favorita ao título encaixou uma série de bons pontos para não ceder mais chances e fazer 6/3.


O bom momento de Jankovic não terminou com o início do terceiro set: aproveitando logo uma de três chances de quebra, ela impôs 1/0 no marcador. Na seqüência, a tenista se livrou de um break point para consumar a vantagem. A irregularidade da partida, porém, apareceu de novo no sexto game, quando a musa do tênis feminino não desperdiçou a oportunidade de voltar ao jogo, forçando um empate por 3/3.


Nesse contexto, um duplo break point obtido por Jankovic na seqüência poderia ter definido o confronto: depois de salvar a primeira chance da adversária, a favorita titubeou e, com uma dupla falta, permitiu nova quebra de saque. No entanto, a terceira pré-classificada fez questão de reabrir o encontro ao ceder logo de cara mais três breaks.


Ao igualar a decisiva parcial em quatro games para cada lado, Ivanovic não desperdiçou a oportunidade de chegar à segunda final seguida em Roland Garros e de assumir a liderança do ranking. Agressiva, ela se impôs ao vencer os dois games restantes e finalizar o sonho da compatriota com um 6/4.



 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado