Com o triunfo por 5 a 0 sobre o Uruguai no saibro de Bauru durante o último final de semana, o Brasil se classificou para os playoffs do Grupo Mundial pela quinta vez consecutiva. Na manhã desta segunda-feira, a Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou os possíveis rivais da equipe nacional.
Os seguintes países participam da repescagem como cabeças de chave e podem enfrentar o time brasileiro na próxima fase do torneio por nações: Estados Unidos (4), Israel (6), Alemanha (8), Suécia (9), Índia (13), Austrália (14), Suíça (15) e Equador (16).
Assim, o time do capitão João Zwetsch joga como mandante apenas contra dois adversários. Por ter disputado o último duelo frente a Suíça em Genebra, a equipe atua em casa caso o rival seja o país europeu. Diante de Israel, um sorteio definiria a sede, já que as duas nações jogaram pela única vez em território neutro, no ano de 1957.
Os confrontos dos playoffs serão definidos através de um sorteio nesta terça-feira, em Londres. O Brasil aparece na 18ª colocação do ranking mundial. Entre os países que não foram designados como cabeças de chave, apenas a Bélgica está à frente da equipe nacional.
Além do Brasil, Bélgica, Áustria, Itália, Romênia, Cazaquistão, África do Sul e Colômbia também brigam por uma vaga no Grupo Mundial como vencedores de seus respectivos zonais. Os confrontos serão realizados entre os dias 17 e 19 do mês de setembro.