Acabou cedo a primeira aventura de Thiago Alves em 2006. O paulista, melhor brasileiro na ranking da ATP, foi eliminado logo na estréia do torneio de Chennai pelo indiano Karan Rastogi, por parciais de 6/3 e 6/4.
Com dificuldades para confirmar seu serviço, Thiago permitiu que Rastogi – 497º do mundo – abrisse vantagem no primeiro set. No segundo, a situação não se alterou muito e o representante local fechou a parcial com uma quebra a seu favor.
O brasileiro chegou a ficar entre os cem melhores do mundo no final de setembro, mas as campanhas do final do ano fizeram com que ele perdesse algumas posições na reta final da temporada . A queda deve continuar, uma vez que Thiago – atual 106 do mundo – defendia os pontos do vice-campeonato do Aberto de São Paulo, conquistado na primeira semana de 2006.
Com a derrota em Chennai, Thiago inicia agora a preparação para disputar o quali do Aberto da Austrália, que começa daqui a duas semanas. Para o indiano Karan Rastogi, foi a primeira vitória em torneios ATP. Classificado para as oitavas-de-final, Rastogi deve dar adeus logo a Chennai, uma vez que seu próximo adversário é ninguém menos que o espanhol Rafael Nadal.
Principal cabeça-de-chave do torneio, o vice-líder do ranking de entradas passou com facilidade pelo alemão Rainer Schuettler. Nadal conseguiu confirmar todo seu favoritismo ao fazer 6/4 e 6/2 em Schuettler, com direito a quatro quebras durante a partida.
Curiosamente, foi a primeira vitória que o espanhol consegue em Chennai na carreira. Em 2004, ele foi eliminado logo na primeira rodada por Thierry Ascione.
Confira os demais resultados desta terça do torneio de Chennai, válidos pela primeira rodada:
Kevin Kim (EUA) v. Simon Greul (ALE): 1/6, 6/2 e 6/3
Ivo Karlovic (CRO) v. Prakash Amritraj (IND): 7/6 (7-3) e 6/3