Na estréia do round robin em torneios ATP, o eslovaco Dominik Hrbaty começou com um tropeço que pode lhe custar a classificação. Quinto cabeça-de-chave do torneio de Adelaide, Hrbaty foi batido logo em seu primeiro jogo pelo australiano Peter Luczak, convidado pela organização.
O placar foi de 7/6 (9-7) e 6/3 para Luczak, que jamais havia enfrentado o eslovaco, campeão da competição em 2004. O Grupo 2 ainda conta com o norte-americano Paul Goldstein, que não estreou. Para continuar com chances, Hrbaty precisa vencer seu próximo jogo, contra Goldstein, e torcer para que o norte-americano derrote o representante local.
Outro que foi surpreendido de cara foi o sueco Joachin Johansson, campeão de 2005 do torneio. No primeiro jogo do Grupo 4, Johansson até saiu na frente de Florent Serra, mas o francês conseguiu a virada e fechou a partida por 2/6, 6/3 e 6/4. A chave ainda é encabeçada pelo também francês Gilles Simon, a estrear.
Nas eliminatórias que definem os demais participantes do round robin, nenhum dos quatro tenistas saídos do qualificatório conseguiu chegar à chave principal. O japonês Go Soeda foi batido pelo argentino Juan Martin del Potro por 6/3 e 6/2, enquanto Frank Dancevic, do Canadá, passou por Paul Bacanello, da Austrália: duplo 6/3.
O round robin é um sistema adotado pela ATP para que nenhum dos tenistas que disputam seus torneios joguem menos de duas partidas. Em sistema semelhante ao de competições como a Masters Cup, os tenistas são divididos em oito grupos, com três competidores cada. Os três jogam entre si, promovendo apenas o campeão da chave às quartas-de-final.
Confira os demais resultados desta segunda-feira em Adelaide:
Grupo 1
Alun Jones (AUS) v. Jan Hajek (TCH): 6/2 e 6/3
Grupo 7
Chris Guccione (AUS) v. Benjamin Becker (ALE): 7/5 e 6/3
Eliminatórias
Evgeny Korolev (RUS) v. Nathan Healey (AUS): 7/5 e 7/5
Igor Kunitsyn (RUS) v. Wesley Moodie (AFS): 7/6 (7-3), 3/6 e 6/1