Cabeça de chave número 3 do ATP 500 de Barcelona, o francês Jo-Wilfried Tsonga foi eliminado na tarde desta sexta-feira. Depois de surpreender um dos principais favoritos ao título, o holandês Thiemo de Bakker enfrenta o sueco Robin Soderling, segundo pré-classificado.
De Bakker encaixou cinco aces e não cometeu duplas faltas. Ele aproveitou quatro das nove oportunidades para romper o saque do adversário, que conseguiu uma quebra a menos. Em pouco mais de duas horas de confronto, o holandês ganhou por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/3.
Atual 67º colocado no ranking mundial, De Bakker tem apenas 21 anos e superou Tsonga pela primeira vez na carreira. No confronto anterior, válido pela edição do ano passado da Copa Davis, o dono do 10º posto da lista da ATP venceu em duros 7/6 (7-5), 6/2, 3/6 e 7/6 (7-4).
Na briga por uma vaga na decisão do evento, em sua primeira semifinal de ATP da carreira, ele encara Soderling de maneira inédita. Sem ter seu saque quebrado, o sueco, atual 8º do mundo, venceu o argentino Eduardo Schwank por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3.
Na outra semifinal, para alegria da torcida local, dois espanhóis disputam uma vaga na decisão. Oitavo favorito, David Ferrer bateu o brasileiro Thomaz Bellucci, 13º pré-classificado, por 6/4 e 6/0. Já Fernando Verdasco, cabeça de chave número 5, ganhou do letão Ernests Gulbis por 6/2 e 7/6 (7-4).
Na semifinal do ATP 500 de Barcelona, os dois espanhóis se encontram pela nona vez no circuito da ATP, a oitava no piso de saibro e a primeira em uma semifinal. Verdasco tem cinco triunfos e não perde há dois jogos, quando foi derrotado nas quartas de Valência-2008.