Em apenas 1h01 de jogo, Justine Henin bateu a ucraniana Alona Bondarenko por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3, em final adiada por conta das fortes chuvas que caíram sobre a capital polonesa no domingo. Com o triunfo, a belga conquistou o bicampeonato do Torneio de Varsóvia, que venceu em 2005, e se tornou a tenista com mais conquistas nesta temporada.
Embora experiente e melhor do mundo, Henin não escondeu a ansiedade que viveu no último domingo após o adiamento da decisão do campeonato. “Ficar esperando ontem (domingo) foi muito complicado, mas finalmente hoje (segunda) foi um ótimo dia. Estou feliz por ter conseguido meu segundo troféu aqui e o primeiro no saibro. Isso me dá confiança”, declarou.
Atuando contra uma tenista de 22 anos e apenas uma conquista no currículo, Henin não teve dificuldades para se impor no primeiro set e fechou a parcial em 6/1, sem muitas dificuldades. Na segunda queda, no entanto, a belga chegou a abrir 2/0, mas permitiu que a ucraniana faturasse um jogo em seu serviço e ainda tivesse três break points quando a partida estava empatada em 2/2.
No entanto, a número um do mundo fez valer a experiência e saiu da adversidade. Ela ainda conseguiu uma quebra no oitavo game e apenas sacou para fechar o campeonato em 6/3 logo em seguida.
Já Bondarenko, que surpreendeu derrotando a russa quinta colocada do ranking Svetlana Kuznetsova nas semifinais, lamentou o nervosismo por que passou no primeiro set, mas avaliou como positivo o primeiro duelo travado com Henin. “Eu não estava tão firme para ganhar. Estava muito nervosa no começo do jogo, só que melhorei um pouco no segunto set. Gostei muito da experiência de jogar contra a Justine e espero uma nova oportunidade para atuar melhor”, garantiu.
Foi o 32º título de Henin na carreira e o terceiro em 2007, fazendo com que a belga passasse a norte-americana Serena Williams, campeã do Aberto da Austrália e do Torneio de Miami. Vale lembrar que Henin havia faturado os torneios de Doha e Dubai nesta temporada.
Com o resultado, Bondarenko deverá subir cerca de 11 colocações no ranking de entradas. Já Henin ampliará ainda mais a vantagem sobre a russa Maria Sharapova, segunda da lista.