Menu
Gastronomia

Gulbis domina Djokovic e garante número dois a Federer

Arquivo Geral

06/01/2009 0h00

A primeira zebra significativa da temporada 2009 do circuito profissional de tênis veio no Torneio de Brisbane. Considerado um dos atletas mais promissores da ATP, Ernests Gulbis se impôs em sua estréia no ano sobre ninguém menos que Novak Djokovic. Com um contundente placar de duplo 6/4, o letão ainda enterrou as chances de o rival assumir o posto de número dois do mundo antes do Aberto da Austrália.

Embora a partida de estreia de Djokovic já fosse considerada muito dura de antemão, o sérvio aparecia como amplo favorito. Conhecedor do jogo de Gulbis, visto que ambos treinaram juntos em uma academia em Munique na adolescência, o terceiro colocado do ranking de entradas havia superado o amigo nas duas vezes em que se encontraram profissionalmente – não perdeu sets em Roland Garros e no Masters Series de Cincinnati, ambos jogados no ano passado.

Entretanto, o letão finalmente conseguiu sobressair na madrugada de segunda para terça-feira. Aproveitando a força de seu saque, o jovem de 20 anos encaixou quatro aces e um aproveitamento de 62% de primeiro serviço, contra apenas 48% do sérvio. Nesse contexto, o número 53 do planeta angariou incríveis 13 break points, dos quais converteu nove para finalizar a partida em 1h29.

Garantido na segunda fase, Gulbis se prepara agora para encarar o francês Paul-Henri Mathieu em confronto inédito. Tentando se livrar do mau momento que o marcou no fim de 2008, o 31º colocado do ranking abriu a nova temporada aplicando um duplo 6/3 sobre o russo Teimuraz Gabashvili, oriundo do qualificatório.

Para Djokovic, a derrota não só significou um início ruim de campanha no ano. Dono da terceira posição da ATP desde agosto de 2007, ele sonhava com a possibilidade de superar Roger Federer antes de ser obrigado a defender o título do Aberto da Austrália, que se inicia em 19 de janeiro. Eliminado na estréia em Brisbane, o balcânico permanecerá apenas 20 pontos atrás do suíço na lista mesmo que o homem da Basiléia caia precocemente em Doha, onde ele atua nesta semana.



 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado