Em ação há apenas três semanas, quando parou na primeira rodada do Challenger de Assunção, Guga terá pela frente grande desafio, já que enfrenta jogadores embalados por boas campanhas na Copa. Nesta terça-feira, após sorteio da chave, conhecerá seus primeiros rivais a partir de quarta-feira. O torneio vai até sábado.
Além do ex-número um do mundo, jogam o marroquino Younes El Aynaoui, os argentinos Diego Hartfield, Sérgio Roitman e Guillermo Cañas e os brasileiros Flávio Saretta, Thiago Alves e André Ghem. Maior destaque do evento, com três títulos, Cañas desembarca no Brasil somente na quarta, após participar da final da Copa Davis na Rússia.
O Torneio dos Campeões terá o mesmo formato da Masters Cup de Xangai, com os oito tenistas divididos em dois grupos de quatro. Apenas os melhores de cada chave se classificam para a final, a ser realizada no sábado. No ano passado, ainda em processo de recuperação, Guga disputou o evento e conquistou o título ao bater Mariano Puerta na final.
Nesta temporada, o catarinense voltou a jogar apenas no meio de novembro após treinos com Larri Passos em Santa Catarina. Em sua primeira participação, no Paraguai, perdeu logo na estréia para o austríaco Rainer Eitzinger, mas deu a volta por cima ao derrotar o equatoriano Nicolas Lapentti em partida não-oficial em Itaparica, na semana passada.
Atualmente, ocupa a 1.079ª colocação no ranking de entradas, mas tem ano sem pontos para defender, o que pode ser fundamental em sua recuperação. O evento não conta para a ATP, mas distribui premiação de US$ 100 mil. Os jogos serão realizados em quadra coberta montada na Praia de Copacabana.