O Challenger de Florianópolis, competição disputada em quadras de saibro e com premiação de US$ 35 mil, reunirá nada menos que os 13 melhores tenistas do Brasil na atualidade. Seis deles entram direto na chave principal pelo ranking: Thiago Alves, Ricardo Mello, Flávio Saretta, Marcos Daniel, André Sá e André Ghem.
O outro grande destaque é a participação de Gustavo Kuerten, convidado da organização e que busca recuperar os pontos perdidos após quase um ano fora do circuito. Atualmente na 1.079ª colocação do ranking de entradas, ele disputará em casa seu terceiro evento do ano, depois do Challenger de Santiago, onde caiu na primeira rodada, e do torneio de Viña del Mar, a partir da semana que vem.
Outros que estão confirmados, mas que por enquanto precisarão disputar o qualifying são Rogério Silva, Júlio Silva, Franco Ferreiro, Lucas Engel, Ricardo Hocevar, Caio Zampieri e Alexandre Simoni. A lista pode ficar maior quando os outros três convites a que os organizadores têm direito forem anunciados.
O campeão do Challenger soma 55 pontos no ranking, enquanto o vice recebe 38. O evento acontece entre os dias 3 a 11 de fevereiro, nas quadras do Lagoa Iate Clube, na capital catarinense, e atrai os principais jogadores na semana que antecede o Aberto do Brasil, na Costa do Sauípe.