Cabeça de chave número 10 em Wimbledon, o chileno Fernando Gonzalez precisou se esforçar para eliminar o argentino Leonardo Mayer na tarde desta quinta-feira. Na próxima fase, o sul-americano enfrenta o espanhol Juan Carlos Ferrero para desempatar o confronto direto com o europeu.
Em um jogo disputado, Gonzalez ganhou por 3 sets a 1, parciais de 6/7 (4-7), 6/4, 6/4 e 6/4, em duas horas e 20 minutos. Mayer teve bom aproveitamento nos fundamentos, mas não aproveitou os três break-points que teve durante o duelo. Eficiente em três das quatro chances para romper o saque rival, o chileno garantiu o triunfo.
Ferrero também não teve vida fácil diante do veterano francês Fabrice Santoro e ganhou por 3 sets a 1, parciais de 6/7 (1-7), 6/3, 6/4 e 6/3. Em um duelo com frequentes subidas à rede, o espanhol aplicou 68 winners, 20 a mais que o rival. Agressivo, ele criou 19 break-points e venceu ao aproveitar seis chances.
Desta forma, Gonzalez e Ferrero têm encontro marcado na próxima rodada. Em seis confrontos, o placar está empatado. O último jogo entre os dois foi realizado na edição de 2007 do Torneio de Viena, com vitória do espanhol. Eles nunca jogaram no piso de grama.
Os dois experientes tenistas fizeram duas partidas em torneios do Grand Slam. Na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos de 2002, o chileno venceu com um triplo 6/4. O espanhol respondeu no ano seguinte, nas quartas de final de Roland Garros, quando ganhou com parciais de 6/1, 3/6, 6/1, 5/7 e 6/4.