Campeão do ATP chileno em 2005, Gaudio sofreu nas mãos de Berlocq, que converteu cinco das oito chances de quebras que teve durante a partida. Foi a terceira derrota do argentino no fraco início de temporada, na qual segue sem vencer.
Mesmo com a derrota, o ex-número cinco do ranking de entradas segue com chances de classificação. Embora não dependa apenas de seus resultados, Gaudio precisa vencer o espanhol Ivan Navarro Pastor em partida nesta quarta-feira.
Além de vencer, o argentino ainda precisa torcer para que o espanhol, o ‘fiel da balança’ no Grupo 8, derrote Carlos Berlocq. Na chave, Berlocq depende apenas de uma vitória simples, podendo se classificar até mesmo com derrota.
Em outro duelo argentino do dia, o sexto pré-classificado Sergio Roitman virou para cima do quali Juan Pablo de Guzmán, vencendo com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. A partida, válida pelo Grupo 4, eliminou as chances de Guzmán, que sofreu a segunda derrota.
Com isso, Roitman decide a vaga nas quartas-de-final em confronto direto contra o compatriota Mariano Zabaleta também nesta quarta-feira. Os dois jamais se enfrentaram.
Confira os demais resultados desta terça-feira em Viña del Mar:
Grupo 6
Igor Andreev (RUS) v. (4) Ruben Ramirez Hidalgo (ESP): 7/6 (7-3) e 6/1
Grupo 3
Paul Capdeville (CHI) v. Gorka Fraile (ESP): 7/6 (7-3) e 6/1
Grupo 7
Albert Portas (ESP) v. Boris Pashanski (SER): 6/3 e 6/3
< !-- /hotwords -- >