Em uma partida bastante equilibrada pelas quartas-de-final de Wimbledon, Richard Gasquet surpreendeu Andy Roddick, número três do ranking mundial, nesta sexta-feira. O francês conseguiu virar o duelo após perder os dois primeiros sets e garantiu a sua presença na semifinal do Grand Slam inglês.
Roddick começou o confronto de maneira bastante consistente e conseguiu quebrar o saque do rival logo no início, fechando a primeira disputa em 6/4. Na seqüência, o norte-americano conseguiu manter ritmo forte e conquistou o mesmo resultado, dando sinais que vibraria com a sua terceira vitória diante do francês.
No entanto, Gasquet voltou melhor para o terceiro set e explorou de maneira mais consistente o primeiro serviço. Com a evolução de seu jogo, o francês levou as duas disputas seguintes para o tie break. Em ambos os desempates, Roddick não agüentou a pressão e cedeu: 6/7 (7-2) e 6/7 (7-1).
O empate empolgou Gasquet para a seqüência da partida. Mesmo jogando melhor e cometendo menos erros que o adversário, ele conseguiu uma quebra somente no último game do jogo. Depois de confirmar o saque e colocar a pressão do lado oposto da quadra, o tenista da França observou Roddick jogar a bola decisiva para fora e dar adeus ao sonho do título do torneio londrino, com parcial de 6/8.
O equilíbrio demonstrado na disputa de sets também pode ser confirmado com números interessantes da partida. Com forte saque, Gasquet conquistou 23 aces durante todo o duelo e Roddick obteve apenas um a menos. Na contagem de erros não-forçados, empate: ambos cometeram 29.
Com o resultado positivo conquistado nesta sexta-feira, Gasquet garantiu pela primeira vez um lugar entre os semifinalistas de Wimbledon. Agora, o francês terá a difícil tarefa de enfrentar o número um do mundo Roger Federer, dono de quatro títulos no Grand Slam inglês.