Vice-campeão do torneio de Estoril no último fim de semana, o francês Richard Gasquet estreou com vitória no Masters Series de Roma. Nesta terça-feira, ele venceu o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 7/5, e garantiu sua vaga na segunda rodada da competição.
Cabeça-de-chave número 13 em Roma, Gasquet participou do torneio apenas em 2005, quando foi eliminado na segunda rodada pelo norte-americano Andre Agassi por 6/2 e 6/3. Em confrontos contra Verdasco, o francês manteve o aproveitamento de 100%, levando a melhor nas quatro partidas entre ambos.
Para tentar sua vaga nas oitavas-de-final do Masters Series, ele precisa agora passar pelo local Filippo Volandri. Convidado pela organização, ele derrotou sem dificuldade o russo Teimuraz Gabashvili – saído do qualifying – por parciais de 6/0 e 6/3, em duelo até então inédito. Contra Gasquet, o italiano perdeu uma e venceu outra.
Outro que conseguiu uma estréia vitoriosa foi o russo Mikhail Youzhny, 15º pré-classificado. Em sua quinta passagem pelo Foro Italico, ele passou pela estréia pelo segundo ano consecutivo ao derrotar o francês Julien Benneteau por 6/1, 3/6 e 6/2. Foi o segundo confronto entre os dois, e a primeira vez que Youzhny perde um set para o rival.
Classificado para a próxima rodada, ele enfrenta agora o vencedor do duelo entre o francês Michael Llodra, oriundo do qualificatório, e o belga Olivier Rochus. Os dois se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias de Rochus, incluindo uma na final do challenger de Orleans no ano passado.
Mas nem todos os favoritos se deram tão bem nesta terça-feira quanto Gasquet e Youzhny. Depois de ser semifinalista em 2005, David Ferrer caiu pelo segundo ano consecutivo em sua estréia, ao ser derrotado na primeira rodada deste ano pelo russo Igor Andreev. No quarto confronto entre os dois, Andreev venceu por 6/4 e 6/1 e levou a melhor pela terceira vez sobre Ferrer, 14º favorito.
É a primeira vez que o russo passa pela primeira rodada da competição, da qual participa pela terceira vez. Classificado para a próxima rodada, ele aguarda agora o confronto entre o argentino Juan Ignácio Chela e o francês Marc Gicquel para definir seu próximo adversário.