Ao contrário das convocações anteriores, que sempre contemplavam no máximo cinco atletas, o ex-tenista anunciou um grupo maior que conta com os sete melhores colocados do país no ranking de entradas da ATP e o ex-número um do mundo e atual 670º, Gustavo Kuerten. Além de Flávio Saretta, melhor brasileiro na relação da entidade máxima do tênis masculino, também foram lembrados Thiago Alves, Ricardo Mello, Marcos Daniel, André Sá, André Ghem e Rogério Dutra Silva.
De acordo com Costa, que terá no comando da equipe o auxiliar João Zwetcsh e o ex-jogador Thomas Koch, a idéia é iniciar os treinos com todos os tenistas chamados e anunciar apenas em 5 de abril, véspera dos confrontos, os quatro que defenderão as cores do Brasil contra os canadenses.
O próprio Costa explicou que a escolha dos nomes foi feita a partir da observação do desempenho recente dos oito escolhidos. “A gente vem observando, conversando bastante com o João e com o Thomas. Participamos inclusive dos dois torneios challenger que aconteceram no Brasil, em Florianópolis e na Costa do Sauípe”, disse o gaúcho.
Costa ainda explicou que os quatro nomes escolhidos serão enviados para a ITF na próxima segunda-feira para oficialização da participação do Brasil. Ainda assim, o regulamento abre uma brecha que permite que até dois jogadores sejam trocados na véspera do sorteio dos confrontos, mantendo pelo menos seis de sobreaviso.
“A gente sabe que só quatro podem jogar, mas acha um desperdício a Davis ser no Brasil e levarmos só quatro atletas”, justificou-se Costa na apresentação. “Oito nomes é um número bem grande, mas que não vai prejudicar o nível do treinamento”, garantiu.
O representante do comando do Brasil ainda explicou que todos os oito tenistas irão receber o mesmo pagamento da ITF, independente de jogarem ou não. Segundo ele, os nomeados que não forem aproveitados imediatamente seguem treinando com os atletas, mesmo com a possibilidade de serem aproveitados em caso de lesão.
Ex-número 140 do ranking de entradas, Costa ainda não sabe quem serão os quatro inicialmente apontados, mas garante que todos gostaram da iniciativa. “Difícil definir agora o que nós ainda temos uma semana para fazer”, explicou o comandante. “Mas todos gostaram da idéia. A aceitação foi bem positiva.”
Além dos oito jogadores, a convocação brasileira ainda deve contar com dois treinadores, um preparador-físico e uma equipe médica. Acompanham ainda a equipe seis jogadores de nível juvenil e dois treinadores específicos para eles, sendo que nenhum dos nomes foi revelado por Chico Costa.
Inicialmente, a novidade foi aprovada pela Confederação Brasileira de Tênis. “Achei interessante essa idéia dele, porque o ranking dos brasileiros é muito próximo”, explicou Jorge Lacerda da Rosa, presidente da CBT.
A relação do novo capitão também deverá manter Guga e Sá na partida de duplas, no sábado, uma vez que Marcelo Melo, melhor brasileiro no ranking de duplas, não foi chamado.