Em uma segunda-feira que não contou com a atuação das favoritas, a chave feminina do torneio de Acapulco teve que assistir à eliminação de uma das poucas representantes locais. Mesmo apoiada pela torcida, Daniela Muñoz Gallegos caiu logo na estréia frente à francesa Emilie Loit.
As duas jamais haviam se enfrentado no circuito profissional da WTA, no qual Daniela é apenas a número 352 do ranking. Com parciais de 6/3 e 6/1 na primeira rodada da edição desde ano, Emilie Loit impôs à mexicana sua quinta derrota na estréia no torneio, no qual jamais venceu.
A francesa, porém, tem um histórico melhor nas competições do ensolarado balneário mexicano. Em cinco participações anteriores, ela chegou às quartas-de-final em três (2002, 2004 e 2005) e às semifinais em duas (2003 e 2006).
Classificada para as oitavas-de-final, Loit aguarda sua próxima adversária, que sai do confronto entre Martina Muller e Jill Craybas. Terceira cabeça-de-chave, a alemã venceu a norte-americana no único encontro anterior das duas, no torneio de Berlim do ano passado.
Outra que se garantiu na segunda rodada foi a estoniana Kaia Kanepi. Em confronto até então inédito, ela passou pela espanhola Conchita Martínez Granados por duplo 6/2, tornando-se a próxima adversária da austríaca Sybille Bammer, sétima cabeça-de-chave, ou da quali italiana Sara Errani.
Confira os demais resultados desta segunda-feira, válidos pela chave feminina do torneio de Acapulco:
Julia Schruff (ALE) x Tzipora Obziler (ISR): 5/7, 6/2 e 6/2
Laura Pous Tio (ESP) x Hana Sromova (TCH): 6/1 e 7/5