O tenista francês Richard Gasquet foi absolvido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) da acusação de doping pelo uso de cocaína nesta quinta-feira, depois de ter sido flagrado no controle realizado no dia 28 de março, durante o torneio de Tênis de Miami.
Na ocasião, a Federação Internacional de Tênis (ITF) aplicou em Gasquet uma suspensão preventiva por dois meses e meio, que foi cumprida normalmente, fazendo com que o francês perdesse o torneio norte-americano. Em seguida, a Agência Mundial Antidoping aliou-se ao ITF e apresentou recurso pedindo a extensão da punição para mais um ou até dois anos.
O pedido, no entanto, foi negado porque, segundo o TAS, a quantidade da substância encontrada na urina do ex-número 1 da França foi pequena demais, e só poderia ter sido ingerida de forma acidental – muito provavelmente pelo beijo que o atleta deu em uma mulher em um bar que estava no dia anterior ao teste que realizou.
O TAS afirmou ainda que não anulou a sentença inicial porque o tenista não apresentou uma apelação para a pena que sofreu. No entanto, ficou comprovado nos testes que o jogador francês não consome a substância, nem habitualmente.