< !--StartFragment -- >Em 2007, o suíço Roger Federer, então número 1 do mundo, enfrentou o sérvio Novak Djokovic na final do Aberto dos Estados Unidos, e quem levou a melhor foi o tenista da Basiléia. Na edição de 2008 do US Open, eles voltam a duelar, desta vez na semifinal do torneio, no próximo sábado.
Os tenistas entrarão em quadra a partir das 13h, para escrever mais um episódio na história dos confrontos entre os dois – atualmente, o suíço leva a melhor sobre Djokovic, tendo vencido seis das oito disputas entre eles. Na atual temporada, cada um derrotou o outro em uma ocasião.
Na outra semi, o espanhol Rafael Nadal, melhor do mundo, enfrenta Andy Murray, da Escócia sexto cabeça-de-chave em Flushing Meadows. Para o britânico, a missão de derrotar Rafa promete não ser nada fácil, já que ele nunca venceu o tenista de Maiorca – nas cinco partidas disputadas entre eles, Nadal levou a melhor em todas.
Ainda no sábado, acontece a grande final da chave feminina do Aberto dos EUA, entre a norte-americana Serena Williams, bicampeã do torneio, e Jelena Jankovic, sérvia que disputa a primeira final de um Grand Slam em sua carreira.